Notícias

por Interlegis — última modificação 14/11/2017 13h16
Banco de notícias desta Casa Legislativa.

Projeto de Decreto nº 002/2019 pretende reduzir o número de vereadores na Câmara de Corumbiara

por cob publicado 30/08/2019 13h59, última modificação 30/08/2019 13h59
Projeto pretende reduzir de 09 (nove) para 07 (sete) vereadores.

No dia 28/08/2019, os vereadores José Carlos de Lima, Sidnei dos Santos Moura e Terezinha Aparecida Rosa Silva apresentaram o Projeto de Decreto Legislativo nº 002/2019 que pretende reduzir a quantidade de vereadores da Câmara Municipal de Corumbiara de 09 (nove) para (07) membros.

De acordo com o parágrafo 4º, Inciso III, da Lei Orgânica Municipal, o número de vereadores deverá ser fixado até o final da Sessão Legislativa do ano que antecede as eleições, observado os limites previstos no Art. 29 da Constituição Federal, ou seja, municípios com até 15.000  (quinze mil) habitantes poderão possuir até 09 (nove) vereadores.

O Município de Corumbiara, de acordo com o último senso oficial do IBGE, possuía a população de 8.802 habitantes.

Desse modo, os autores do Projeto justificaram que em virtude da crescente recessão econômica e com a queda da população demonstrada nas estimativas dos últimos anos, faz-se necessário a redução do número de vereadores de 09 (nove) para 07 (sete) para melhor se adequar à realidade do município.

Comissão de Finanças promove Audiência Pública para debater COSIP

por Valdemir Marcolino Gonzaga publicado 03/04/2019 14h50, última modificação 03/04/2019 14h55
Audiência Pública para debater o aumento de taxa de iluminação pública tem casa cheia

Nesta terça-feira (02) de abril, A Comissão de Finanças, orçamentos e Obras, representada pelo seu Presidente Vereador João Matias Valadão realizou no auditório da Câmara de Vereadores uma audiência pública, afim de debater o projeto de Lei complementar nº 017/2018 que institui a contribuição para custeio do serviço da iluminação pública (COSIP).

Esteve presente o Prefeito Municipal Laercio Marchini, o Presidente do Legislativo, Valdinei da Costa Espíndola, o Vice-Prefeito Municipal Genadir Ribeiro, a Secretária de Administração e Finanças, Margarete Tomazini Teixeira, o Procurador Jurídico da Câmara e da Prefeitura, o Representante da ACICO, Vereadores, Servidores e Munícipes.

O debate teve início às 19:00h (dezenove horas) e se estendeu até próximo as 23:00h, com participações calorosas do público, sendo respondidas pelo Prefeito, Presidente da Câmara e Secretária de Administração.

Segundo o Presidente da Comissão “esta audiência é só a primeira de muitas que virão, temos o interesse de levar a comunidade a realidade do município, tudo o que se passa na administração pública”, finalizou o Vereador  João Matias Valadão.

Suplente de Vereador toma posse na Câmara Municipal de Corumbiara

por Valdemir Marcolino Gonzaga publicado 18/03/2019 14h48, última modificação 18/03/2019 14h48
Após afastamento do Vereador Emerson o Presidente da Câmara da Posse a novo Vereador

Jadir Medeiros Pontes (Dirim), compareceu ao Plenário da Câmara de Corumbiara nesta sexta-feira, 15/03, para tomar posse no cargo de Vereador, o mesmo se consolidou nas eleições de 2016 como suplente do Vereador Emerson Teixeira de Souza.

Dado ao afastamento do Emerson, Dirim assumiu a cadeira no Legislativo com a promessa de que, “serei fiel aos meus eleitores, honrarei meu compromisso de sempre votar com a minha consciência, não abandonando o povo que me elegeu e me colocou nesta Casa de Leis para os representa-los”, argumentou.

O agora Vereador já está em plena atividade, fiscalizando e levantando as demandas do município para encaminhar à autoridades competentes

Câmara de Vereadores inicia os trabalhos Legislativo no ano de 2019

por Valdemir Marcolino Gonzaga publicado 21/02/2019 15h17, última modificação 21/02/2019 15h17
Ocorrida no dia 18 de fevereiro, as 19:00 hr, no Plenário da Câmara Municipal de Corumbiara, sessão solene de abertura dos trabalhos legislativos.

A Sessão de Abertura da 3ª sessão Legislativa do 2º Biênio da 7ª Legislatura da Câmara de Vereadores de Corumbiara contou com a presença dos parlamentares Valdinei da Costa Espíndola (PDT), Jose Carlos de Lima (PDT), Ildelita Raulino Oliveira (PDT), Terezinha Aparecida Rosa Silva (PT), Daniel Camilo Neves (PP), João Matias Valadão (PSB), Jose Firmino da Silva (PSB), Sidnei dos Santos Moura (PP). A Sessão foi presidida por Valdinei da Costa Espíndola (PDT), que teve como auxiliares na Mesa Diretora, Jose Carlos de Lima (PDT), na Vice-Presidência e como 1ª e 2ª Secretária, respectivamente as Vereadoras Ildelita Raulino Oliveira (PDT), Terezinha Aparecida Rosa Silva (PT).

Além dos parlamentares estiveram presentes na sessão, o Senhor Ajaj Alab, Secretario Municipal de Educação, Senhora Tania Kchner, Secretaria Municipal de Saúde, o Senhor Helio Paulo da Silva, Secretario de Politicas Sociais do STTR, e o Senhor Genadir Ribeiro, Vice-Prefeito Municipal, que trouxe a mensagem do Executivo ao Legislativo.

A Sessão iniciou com a presença dos servidores e convidados no Plenário sendo executado o hino nacional brasileiro e a leitura de um versículo da Bíblia Sagrada.

Logo em seguida os vereadores presentes usaram a Tribuna para falar das expectativas que o ano legislativo trará, e da busca por dias melhores para o município de Corumbiara.

Os Secretários municipais também fizeram uso da palavra para ressaltar o compromisso frente aos munícipes a agradecer a parceria com os parlamentares municipais.

Ao final o Presidente do Legislativo Municipal, apresentou seu Plano de Trabalho para o ano de 2019, discursou, por alguns minutos e pontuou aquilo que será destaque de sua gestão; a união entre os vereadores, a valorização dos servidores da Casa e, principalmente, anunciou a transparência no que diz respeito a gestão pública.

Vereadores vão a Brasília participar de curso, e visitam Deputados e Senadores de Rondônia

por Valdemir Marcolino Gonzaga publicado 21/02/2019 15h10, última modificação 21/02/2019 15h14
Uma visita rápida entre os intervalos do curso, para buscar recursos para Corumbiara.

Os Vereadores Valdinei da Costa Espíndola (PDT), Jose Carlos de Lima (PDT), Ildelita Raulino Oliveira (PDT) e Terezinha Aparecida Rosa Silva (PT), viajaram à Brasília para participarem do Encontro Nacional de Vereadores e Assessores, realizado pela UVB, na oportunidade entre um intervalo e outro aproveitaram a oportunidade para encontrar com os Deputados Federais e Senadores do Estado de Rondônia.

A visita foi objetiva, e segundo os Vereadores, foram reuniões proveitosas pois, que trará ao município de Corumbiara recursos para à saúde, educação, esporte e infraestrutura.

Aproveitaram a oportunidade para reivindicar o retorno do banco do brasil a Corumbiara como agência e para que o mesmo não fique de portas fechadas durante a reforma.

O Vereador Jose Carlos (PDT) ressaltou a importância do agencia em Corumbiara e enfatizou “não medirei esforços para que esta agência continue em nosso município”.

Vereadores são empossados nas Comissões Permanentes da Câmara

por Valdemir Marcolino Gonzaga publicado 21/02/2019 14h55, última modificação 21/02/2019 14h55
As Comissões de Legislação, Justiça e Redação Final; Finanças, Orçamentos e Obras; Educação Saúde Assistência Social e Serviços Públicos terão novos membros em 2019.

Na tarde desta quarta-feira (02/01), a Câmara de Corumbiara além de dar posse aos integrantes da nova Mesa Diretora, também recebeu autoridades municipais, lideranças comunitárias, representantes de entidades civis organizadas, de associações e instituições sindicais, para a sessão em que também tomaram posse os Presidentes, Vice-Presidente e Membros das Comissões Permanentes do Legislativo de Corumbiara. 

Como resultado de uma escolha feita de forma democrática e consensual, pelos próprios vereadores em sessão ordinária no dia 15 de dezembro de 2018, as três Comissões Permanentes da Câmara sofreram alterações e no biênio 2019-2020 passarão a ter a seguinte composição:

1 – Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final:

  • Vereador – Sidnei dos Santos Moura (Presidente)
  • Vereador – Jose Firmino da Silva (Vice-Presidente)
  • Vereadora – Terezinha Aparecida Rosa Silva (Membro)

 

2 – Comissão de Finanças, Orçamento e Obras:

  • Vereador – João Matias Valadão (Presidente)
  • Vereadora – Ildelita Raulino Oliveira (Vice-Presidente)
  • Vereador – Sidnei dos Santos Moura (Membro)

 

4 - Comissão de Educação, Saúde, Assistência Social e Serviços Públicos:

  • Vereadora – Ildelita Raulino Oliveira (Presidente)
  • Vereador – Jose Carlos de Lima (Vice-Presidente
  •  Vereador – Daniel Camilo Neves (Membro)

 

 

Departamento de Comunicação

Câmara Municipal de Corumbiara 
Tel.: (69) 3343-2367

poder.legislativo@hotmail.com

www.corumbiara.leg.ro.com.br

Vereadores da Nova Mesa Diretora tomam posse na Câmara Municipal de Corumbiara

por Valdemir Marcolino Gonzaga publicado 21/02/2019 14h15, última modificação 21/02/2019 14h16
O ato acorreu no dia 02 de janeiro de 2019, em conformidade com a Lei Orgânica de Corumbiara e Regimento Interno da Câmara

O Vereador Valdinei da Costa Espíndola (PDT) tomou posse no dia 02 (dois) de janeiro, da presidência da Câmara Municipal de Corumbiara, juntamente com mais três vereadores que foram eleitos para a nova Mesa Diretora no dia 07 de dezembro de 2018.

A nova Mesa conduzirá a administração da Casa nos próximos dois anos (2019-2020). 

O novo Presidente da Câmara, que está em seu segundo mandato como vereador e como Presidente do Legislativo, ressaltou que sua prioridade é fazer tudo de forma transparente, “Nosso propósito sempre foi voltado para a transparência, esperamos honrar os compromissos, não só do Presidente, mas da mesa e de todos nessa Casa”, frisou.

Estiveram presentes autoridades municipais do poder público e privado, representantes e lideranças comunitárias.

A Mesa Diretora do 2º Biênio da 7ª Legislatura da Câmara Municipal de Corumbiara tem a seguinte composição: 

  • Presidente: Valdinei da Costa Espíndola (PDT)
  • Vice-presidente: Jose Carlos de Lima (PDT)
  • 1ª Secretária: Ildelita Raulino Oliveira (PDT)
  • 2ª Secretária: Terezinha Aparecida Rosa Silva (PT)

Tribuna Livre

por James Jonatas da Silva publicado 31/10/2018 12h45, última modificação 31/10/2018 12h46
Saiba como participar usando a Tribuna Livre.

Tribuna Livre.Os munícipes podem participar das sessões da Câmara como ouvintes e também expressarem-se, usando a Tribuna Livre.

O artigo 155 do Regimento Interno da Câmara Municipal de Corumbiara regulamenta o uso da Tribuna Livre.

Tribuna Livre é a parte da sessão destinada à manifestação de munícipes sobre matérias municipais, reivindicações ou até sobre proposições objeto de iniciativa popular.

A Tribuna Livre terá duração máxima de 30 (trinta) minutos após o término da Sessão Ordinária, mediante inscrição prévia.

Em cada Sessão Ordinária, poderá haver no máximo dois oradores para o uso da Tribuna Livre.

Para fazer o uso da Tribuna Livre é preciso:

I – Comprovar ser eleitor do Município;

II – Proceder a sua inscrição em livro próprio da Secretaria da Câmara Municipal;

III – Indicar expressamente, no ato da inscrição, a matéria a ser exposta.

As demais informações a respeito do funcionamento da Tribuna Livre estão dispostas no Regimento Interno.

Câmara Municipal de Corumbiara promove licitação para Reforma do prédio da sede

por James Jonatas da Silva publicado 26/07/2018 13h18, última modificação 26/07/2018 13h18
Lançamento do Edital de Tomada de Preços nº 001/2018.

A Câmara Municipal de Corumbiara efetuou o lançamento do Edital de TOMADA DE PREÇOS N° 001/2018, visando a contratação de empresa especializada para executar serviços de Reforma do prédio do Poder Legislativo, do tipo “Menor Preço”, pelo regime de “Empreitada por Preço Global”, com valor estimado em R$ 117.743,59 (Cento e dezessete mil, setecentos e quarenta e três reais e cinquenta e nove centavos).

Os interessados em participar poderão realizar o cadastramento prévio até o dia 13/08/2018, sendo que a sessão de abertura dos envelopes ocorrerá no dia 16/08/2018 na atual sede da Câmara, conforme disposições do Edital.

O Edital poderá ser obtido através do Portal da Câmara (http://www.corumbiara.ro.leg.br/) no link “Licitações”, no Portal de Transparência (http://transparencia.corumbiara.ro.leg.br), aba “Compras / Licitações”, via requerimento no e-mail pregoariacmc@hotmail.com, ou ainda na própria Sede da Câmara com dispositivos removíveis, Setor de Licitações, no endereço Av. Itália C. Franco, nº 2018, Centro, Corumbiara-RO, de segunda à sexta-feira das 07h às 13h, Tel. (69) 3343-2157 / 3343-2367.

Em caso de dificuldades, o Edital poderá ser obtido diretamente através do seguinte link: http://transparencia.corumbiara.ro.leg.br/transparencia/index.php?link=/aplicacoes/licitacao/detalhe_licitacao&numlic=28&parametrotela=licitacao

TCE divulga recomendação sobre vedação de uso de instalações públicas para campanha eleitoral

por James Jonatas da Silva publicado 20/07/2018 14h19, última modificação 20/07/2018 14h19
Recomendação de nº 05/2018 emitida pelo Ministério Público Federal (MPF).

Tendo em vista o período eleitoral, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RO) divulga a Recomendação de nº 05/2018, emitida pelo Ministério Público Federal (MPF), por intermédio da Procuradoria Regional Eleitoral em Rondônia (PRE-RO), que proíbe a realização de atos de campanha eleitoral em repartições públicas, sob pena de responsabilização pessoal e dos candidatos beneficiados.

No documento (disponível aqui), a Procuradoria Eleitoral alerta para vedações durante este período, entre as quais, a proibição quanto ao uso de estacionamentos de repartições públicas por carros com adesivos de candidatos, partidos ou coligações.

É recomendado ainda que não se utilize as dependências de órgãos públicos para atos de campanha eleitoral, nem bens públicos ou de uso comum para propaganda de natureza alheia ao interesse público. Também é vedado aos agentes públicos o uso, das dependências do órgão, de bóton, camiseta ou de qualquer outro acessório que configure campanha política.

O descumprimento, ainda segundo a recomendação ministerial, pode originar medidas judiciais por parte da PRE para assegurar a regularidade do processo eleitoral.

Secretaria de Obras Executa Serviços em Distrito de Vitória da União

por Rosilene de Souza Rodrigues publicado 12/12/2017 12h55, última modificação 13/12/2017 18h36
O Vereador Nei Moura, acompanhou os trabalhos realizados em prol da região.

Durante a semana passada o Vereador Nei Moura (PP), por meio de suas atribuições, esteve acompanhando a execução dos serviços prestados, pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, realizado no Distrito de Vitória da União.

O Vereador acompanhou a instalação de um tubo Armco de 2 (dois) metros de diâmetro, e 12 (doze) de comprimento na linha 09, no município de Corumbiara, para melhor atender os sitiantes e todos que trafegam na região, bem como o escoamento da produção agrícola.

E atendendo a mais uma indicação do Vereador Nei Moura, o Secretário Danilo Magno Pains Ribeiro, autorizou o patrolamento e encascalhamento na entrada e saída do Distrito, no qual, beneficiará pedestres e motoristas que circulam por esses locais.

O  Legislativo e Executivo, estão unidos em prol da população, fazendo o melhor para o crescimento do Município.

Imagens dos Serviços Prestados.

Execução na Linha 09, município de Corumbiara.

Execução no Distrito de Vitória da União, município de Corumbiara.

 

Projeto: A Educação Além dos Muros da Escola, foi desenvolvido em Toda a Rede Municipal de Ensino em Corumbiara.

por Rosilene de Souza Rodrigues publicado 07/12/2017 15h20, última modificação 07/12/2017 22h11
A avaliação do Projeto Escrito e Apresentado, foi avaliado durante os dias 04 e 05 de dezembro de 2017, e concorreram a Premiação de R$ 4.000,00.

Dia 05 de dezembro de 2017, os Profissionais de Educação do município de Corumbiara, abraçaram o Programa Melhor Escola com o Projeto: A Educação Além dos Muros da Escola, realizada por toda a Rede municipal de ensino, durante o ano letivo de 2017.

O objetivo geral desse Programa é Promover Ações de Incentivo e Melhoria da Qualidade de Ensino na Rede Municipal, com ações focadas nos alunos, para que atuem como autores de seus conhecimentos, incentivando a leitura, participação, inserção social das crianças junto ao projeto, promover o senso crítico, entre outros objetivos.

O evento organizado pela Secretária Municipal de Educação, Cultura e Desporto, com a autorização do Secretário,  Sr. Luis Carlos Dala Costa, propiciou a Apresentação dos Projetos realizados com início às 07h e término às 20h, no auditório da Prefeitura Municipal.

Durante as apresentações teve a presença de 03 avaliadores, o Sr. Flávio Antônio da Graça, Sr. Fábio Antônio da Graça e o Sr. Valdemir Soares dos Santos,  no qual avaliaram o Projeto Escrito no dia 04 de dezembro, e no dia seguinte as Apresentações.

Os Projetos avaliados concorreram à premiação de 1º Lugar R$ 4.000,00, 2º Lugar R$ 2.000,00, 3º Lugar R$ 1.000,00, 4º Lugar R$ 750,00 e 5º Lugar R$ 500,00, que será destinado e aplicado na Escola contemplada.

O Resultado Final da Avaliação dos Projetos, será Publicado no dia 22 de dezembro de 2017, pela Prefeitura Municipal de Corumbiara, através da Secretaria de Educação Cultura e Desporto.

A Câmara Municipal de Corumbiara parabeniza, a todos os envolvidos, durante o Projeto, aos profissionais que promovem uma educação de qualidade, todos que colaboraram constantemente para o sucesso do trabalho desenvolvido, aos Professores, Diretores, Supervisores, Coordenadores, Orientadores, Motoristas, Zeladoras, Secretárias e Merendeiras, pois com o desempenho de todos, o sucesso foi amplamente alcançado.

Avalliadores

IFRO Inicia procedimentos para a Instalação de Polo em Corumbiara.

por Rosilene de Souza Rodrigues publicado 07/12/2017 13h40, última modificação 08/12/2017 13h42
A Previsão é que seja ofertado inicialmente o Curso de Graduação de Tecnologia em Gestão Pública e Pós Graduação Lato Sensu em EJA (Educação de Jovem e Adulto).

Em 06 de dezembro de 2017, compareceu no município de Corumbiara, o Diretor de EAD (Educação à Distância) do Instituto Federal de Rondônia, Sr. Miguel Fabrício, Sr. Naira Arruda a Coordenadora da Rede e-TEC, e o Coordenador Geral do Pronatec/IFRO, Adonias Soares da Silva Junior.
Durante a Reunião esteve presente o Vice-Prefeito, Sr. Genadir Ribeiro, Secretário de Educação, Cultura e Desporto, Sr. Luis Carlos Dala Costa, os Vereadores José Firmino da Silva e Terezinha Aparecida Rosa, juntamente com a Katia Rosa Medeiros Alves dos Santos, colaboradora da Emater/Esloc/Corumbiara.
O objetivo principal desse encontro, entre o IFRO, Executivo e Legislativo, é a implantação do Polo de Educação à Distância no município de Corumbiara, no qual, já visitou o local das instalações, a princípio será na Escola Mundo Mágico, porém necessita a avaliação do MEC para sua consolidação.
Os primeiros cursos a serem ofertados, serão a Graduação em Tecnologia em Gestão Pública e Pós Graduação em EJA (Educação de Jovem e Adulto), na modalidade 100% online, em Período Noturno, com acompanhamento de Tutores Presenciais, para maior suporte ao acadêmico.
A melhor notícia é que após o atendimento dos Requisitos exigido pelo MEC, a previsão para a abertura do edital e o inicio das aulas, esta previsto para o 1º Semestre de 2018.

Para maior conhecimento, sobre os cursos do Ifro, acesse os sites abaixo;

http://portal.ifro.edu.br/

http://www.ifro.edu.br/site/?page_id=14980

http://www.ifro.edu.br/site/?page_id=13341

http://portal.mec.gov.br/pronatec

http://portal.mec.gov.br/rede-e-tec-brasil

Reunião no Gab. do Prefeito

Reunião na Prefeitura.

 

Vereadores e Prefeito se Reúnem com o Dep. Federal Nilton Capixaba

por Rosilene de Souza Rodrigues publicado 22/11/2017 13h14, última modificação 22/11/2017 13h14
A Reunião ocorreu em Cacoal em Seu Gabinete.

Neste mês de Novembro, os Vereadores da Câmara Municipal de Corumbiara Valdinei da Costa Espíndola (Caverinha), José Carlos de Lima (Zé Carlos Leiteiro) e Sidinei dos Santos Moura (Nei Moura), juntamente com o Prefeito Municipal Laércio Marchini, estiveram no dia 01 de Novembro de 2017 reunidos com o Deputado Federal Nilton Capixaba, em seu Gabinete em Cacoal.

Durante a Reunião os Vereadores e o Prefeito, abordaram de forma esclarecedora as demandas do Município, e solicitaram o apoio do Deputado, para a destinação de Recursos, Equipamentos, Veículos e Implementos Agrícolas.

O Deputado reconhece a importância do Município para a economia e o desenvolvimento do Estado de Rondônia, e ficou acordado seu apoio ao Executivo e Legislativo de Corumbiara, já destinando Emenda Parlamentar para o exercício de 2018.

Vale Ressaltar que o Dep. Federal Nilton Capixaba, já destinou uma máquina Pá Carregadeira, um Caminhão Caçamba e um Trator, no exercício de 2014, além de sua Emenda de 750.000,00 para a Regularização Fundiária Urbana.

A Câmara dos Vereadores e a Prefeitura Municipal, estão empenhados para uma Gestão Eficiente, em que atenda aos Princípios da Administração Pública, que são; Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência, disposto na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.

Colaboradores da Câmara Participam do 9º EnGitec em Brasília.

por Rosilene de Souza Rodrigues publicado 20/11/2017 14h00, última modificação 20/11/2017 14h03
Participaram os Servidores Rosilene de Souza Rodrigues e Valdemir Marcolino Gonzaga, foi Realizado nos dias 16 e 17 de Novembro, pela Interlegis e ILB.
O auditório do Interlegis é palco da nona edição do evento
EnGITEC tem início em Brasília com a participação de 18 estados e do DF

Técnicos de TI de câmaras municipais e assembleias de dezoito estados, mais o Distrito Federal, estiveram na abertura do 9ª Encontro do Grupo Interlegis de Tecnologia, no início da manhã desta quinta-feira,16, em Brasília. Já são mais de 180 inscritos.

Durante a abertura dos trabalhos, Helder Rebouças, diretor-executivo do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), ao qual o Programa Interlegis está vinculado, frisou que cada vez mais a Tecnologia da Informação "deixa de ser um suporte para ser o próprio negócio da instituição", sua razão de ser. O trabalho de TI reflete no município e nos responsáveis por desenvolver políticas públicas, acrescentou. “Soluções operacionais trazem aproximação com o município”, afirmou.

Francisco Biondo, coordenador de Planejamento e Relações Institucionais do ILB/Interlegis, enfatizou que a modernização legislativa se torna mais perceptível na medida em que os processos aplicados nos trabalhos das casas aumentam a participação popular, objetivo que o Interlegis ajuda a alcançar tanto por meio do desenvolvimento de  produtos tecnológicos para as casas que sejam claros e inteligíveis para a sociedade quanto pela realização de oficinas de capacitação em todo o país.

Luis Fernando Pires Machado, especialista em assuntos jurídicos, e instrutor de Oficinas de Revisão de Marcos Jurídicos nas Câmaras, contribuiu com os trabalhos ao falar sobre a importância de as casas estarem atentas às mudanças e novidades nas leis e adotá-las para o benefício da comunidade. Ele citou vários exemplos de Leis Orgânicas em flagrante dissonância com a Constituição Federal.

Sobre o EnGITEC, o coordenador de Tecnologia da Informação do ILB, Sesóstris Vieira falou que evento consolida o ano de intensas discussões nos grupos virtuais e destacou o esforço de servidores que vieram ao Encontro usando recursos próprios. “Esse grupo que está aqui quer mudar o cenário político do Brasil”, afirmou.

A mesa de abertura foi composta por Helder Rebouças; Sesóstris Vieira; Francisco Biondo; Alessandro Pereira de Albuquerque, diretor do Prodasen; vereador Itamar José, presidente da Câmara Municipal de Agudo (RS); e Alzira Fernanda – servidora da Câmara Municipal de Paracatu (MG), uma das responsáveis pela organização do  evento.

FONTE: http://www.interlegis.leg.br/institucional/noticias/engitec-tem-inicio-em-brasilia-com-a-participacao-de-18-estados-e-do-df

 

Inicia-se em Corumbiara o Programa Porteira Adentro.

por Rosilene de Souza Rodrigues publicado 10/11/2017 12h10, última modificação 20/11/2017 13h34
Já estão sendo beneficiados os Sitiantes da 3 º Eixo.

O Vereador Valdinei Espíndola (Caverinha), desde a semana passada, esta acompanhando os serviços prestados através da Prefeitura Municipal pela Secretaria de Agricultura, o Programa Porteira Adentro, que a principio esta contemplando os Sitiantes da 3°Eixo, e que em seguida será executado em outras regiões do Município.

O Programa beneficiará as propriedades rurais, a verba será aplicada em diversas ações como: construção de bebedouros para animais; tanques para piscicultura; aterros para acesso a carreadores; espalhamento de cascalho; limpeza de carreadores; limpeza e patrolamento de entradas de lavouras de café e cacau, dentre outras.

Esse Programa é de suma importância para os Agricultores, Pecuaristas, Psicultores e todos os Produtores Rurais que contribuem para a econômia local, pois, por meio da Secretaria é feito um serviço de alta qualidade e que facilita os serviços dentro da Propriedade, melhorando a qualidade de vida de nossos produtores.

Prefeito Assina Convênio de um Aparelho de Ultrassonografia.

por Rosilene de Souza Rodrigues publicado 10/11/2017 11h55, última modificação 20/11/2017 13h35
Esse convênio foi adquirido por meio do Dep. Estadual Jean Oliveira.

O Prefeito de Corumbiara, Sr. Laércio Marchini, assinou no dia 08 de novembro de 2017,  o Termo de Doação de um Aparelho de Ultrassonografia no valor de R$ 140,000.00, advindo de emenda parlamentar do Deputado Estadual Jean Oliveira para atender a Secretaria de Saúde do município.

Esse pedido foi através do Ex. Vereador Victor Camargo, residente no Distrito de Vitória da União, na legislatura passada, e que foi contemplado neste ano.

A Câmara Municipal, agradece cordialmente ao Victor Camargo e a Gestão Municipal pela parceria, que irá contemplar nossa população.

Vereadores de Corumbiara, adquirem uma Retroescavadeira em Viagem a Brasilia.

por Rosilene de Souza Rodrigues publicado 25/10/2017 12h48, última modificação 25/10/2017 12h48
A Conquista ocorreu por meio do Senador Valdir Raupp

Nesta manhã, dia 24 de outubro, os Vereadores Zé Viola (PSB), Emerson Teixeira Souza (PMDB) e Daniel Camilo Neves (PP), estiveram reunidos no Gabinete do Senador Valdir Raupp (PMDB), em Brasilia. E durante a reunião o Vereador Emerson Teixeira, solicitou ao Senador uma Emenda destinado a uma Retroescavadeira, no valor aproximado de R$ 200.000,00, para que pudesse atender a nossa região, principalmente no que tange a Secretaria de Obras, que é encarregada por serviços com esse tipo de equipamento.

Entendendo da necessidade da População o Senador Valdir Raupp, atendeu ao pedido, e vai destinar essa Retroescavadeira para Corumbiara, que irá beneficiar a toda a população, por meio do Poder Executivo.

 

PIT STOP Dia da Árvore (21 de setembro).

por Rosilene de Souza Rodrigues publicado 22/09/2017 03h05, última modificação 22/09/2017 03h01
Esteve em parceria a equipe do Detran e Secretária de Agricultura, e a Presença da Vereadora Terezinha Aparecida Rosa.

A Escola Jusaia Maia da Silva, em parceria com o Detran de Corumbiara e Secretária de Agricultura,  nessa manhã ocorreu um pit stop, sobre O dia da Árvore, comemorado no dia 21 de setembro e tem como objetivo principal a conscientização a respeito desse importante recurso natural.

Segundo informações,  a data, que é diferente em outras partes do mundo, foi escolhida em razão do início da primavera, que começa no dia 23 de setembro no hemisfério Sul.

Durante o evento promovido, os alunos e colaboradores da Instituição Escolar, forneceram a distribuição de Mudas de Guaraná, fornecidas pela Secretária de Agricultura do Município de Corumbiara, a todos que passavam pelo local, realizado na Avenida Itália C. Franco, próximo aos Bancos locais.

Reunião com a Secretária Municipal Sr. Tânia Kechener.

por Rosilene de Souza Rodrigues publicado 20/09/2017 20h05, última modificação 21/09/2017 13h36
Esteve presente o Presidente do Sindicato dos Servidores de Corumbiara, Sr. Evandro Scapolan.

Nesta manhã, no dia 20/09/2017, no Gabinete do Chefe do Legislativo, ocorreu uma Reunião, no qual, esteve presente a Secretária de Saúde Municipal de Corumbiara, Sr. Tânia Kechener, o Presidente do Sindicato dos Servidores de Corumbiara Evandro Scapolan, reunidos com o Presidente da Câmara Valdinei da Costa Espíndola (PDT), juntamente com a Comissão de Legislação, Saúde, Educação e Finanças, os Vereadores (as) Terezinha Aparecida Rosa Silva (PT), José Firmino da Silva (Zé Viola) (PSB) e Daniel Camilo (PP), onde trataram sobre a Abertura de Crédito Adicional Suplementar e dá Outras Providências, pelo qual, está inserido no Projeto de Lei N°018/2017.

Acesse e acompanhe o Respectivo Projeto de Lei: http://sapl.corumbiara.ro.leg.br/cadastros/materia/materia_mostrar_proc?cod_materia=110

Capela Mortuária

por Rosilene de Souza Rodrigues publicado 08/09/2017 13h50, última modificação 08/09/2017 13h58
Os Vereadores Valdinei Espíndola, Emerson Teixeira, Branca da Emater, juntamente com a Chefe do Detran Rosimeire, esteve com a Dep. Estadual Rosangela Donadon.

Na tarde do dia 06 de setembro de 2017, os Vereadores Valdinei Espíndola (PDT), Emerson Teixeira de Souza (PMDB), Branca da Emater (PDT) e a Chefe do Detran Rosimeire, esteve em uma importante reunião com a Dep. Estadual Rosangela Donadon (PMDB), em que foram tratados vários assuntos para a melhoria do Município de Corumbiara, e ficou acordado que a nossa Deputada Estudal contemplará o Municipio com R$ 100.000,00 para a Construção da Capela Mortuária.

Em viagem a Porto Velho os Vereadores Emerson Teixeira e Branca da Emater, protocolaram oficio, no Gabinete do Deputado Maurão de Carvalho (PMDB), e o mesmo fez o compromisso com mais R$100.000,00, para a Construção da Capela Mortuária, participou da Reunião o Vereador José Viola (PSB) e Daniel Camilo (PP).

Sendo assim com a participação dos Dois Deputados, já somam R$ 200.000,00, para atender a essa necessidade antiga da comunidade, todos salientaram da importância de Velar um ente querido, com mais dignidade, pois ninguém gostaria de passar por essa situação, mas é importante que haja um local digno e adequado para os funerais.

Reunião com a Deputada Estadual Rosangela Donandon em Vilhena.

Reunião com o Deputado Estadual Maurão de Carvalho em Porto Velho.

Nomeação de Servidora.

por Rosilene de Souza Rodrigues publicado 04/09/2017 16h55, última modificação 08/09/2017 13h52
Foi Nomeada e Empossada no dia 01 de setembro de 2017 a Servidora Tânia Regina Borges da Silva.

O Presidente da Câmara Municipal, Valdinei da Costa Espíndola, por meio de suas atribuições legais, Resolve Nomear e Empossar a Sr. Tânia Regina Borges da Silva, para o Cargo efetivo de Agente de Limpeza do Poder Legislativo, o qual, classificou-se em 2º lugar, mediante Concurso Público realizado em 12 de julho de 2015.

Na ocasião foram assinados pelo Presidente,  Diretor Geral Lázaro Miguel de Souza e a Sr. Tânia os documentos necessários para a efetivação no quadro de servidores do Poder Legislativo de Corumbiara.

Portaria de Nomeação, acesse: http://www.corumbiara.ro.leg.br/institucional/concurso-publico/convocacoes/portaria-no131-2017/view

Termo de Posse, acesse: http://www.corumbiara.ro.leg.br/institucional/concurso-publico/convocacoes/termo-de-posse-no002-2017/view

Município Instala Bueiro em Estrada Rural

por Rosilene de Souza Rodrigues publicado 25/08/2017 22h31, última modificação 25/08/2017 22h31
A benfeitoria foi Realizada na 5º Eixo, esquina com a 02 B.

Prefeito Laercio Marchine, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (SESMOP), finalizam a colocação de um tubo metálico medindo 12 metros, adquirido pelo DER, podendo então fazer o desvio da estrada, para assim melhor atender os situantes da Região e aos que trafegam pela 5°eixo, esquina com a 02 B.

Concurso Público

por Rosilene de Souza Rodrigues publicado 25/08/2017 22h06, última modificação 25/08/2017 22h06
Convocação de Candidato Aprovado em Concurso Público.

O Presidente da Câmara Municipal de Corumbiara por Meio de Suas atribuições Legais, Sr. Valdinei da Costa Espíndola, pelo qual, lhe são conferidas pelo art. 24 da Lei Orgânica Municipal.

Resolve Tornar-se público a Convocação do 2º Candidato(a), Sr. Tania Regina Borges da Silva, para o Cargo de Agente de Limpeza, aprovada em Concurso Público, realizado dia 12/07/2015, com lotação na Câmara Municipal de Corumbiara, com 30 horas semanais.

Segue abaixo o Link com acesso a Portaria Nº122/2017, sobre a referida Convocação da Candidata.

http://www.corumbiara.ro.leg.br/institucional/concurso-publico/convocacoes/portaria-de-convocacao/view

Reunião com o Setor Chacareiro em Vitória da União

por Rosilene de Souza Rodrigues publicado 24/08/2017 02h43, última modificação 24/08/2017 02h43
Esteve Presente o Representante da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Secretário Danilo.

No dia 23/08/2017 às 9:00, no Distrito de Vitória da União, no Setor Chacareiro, foi realizada uma reunião com os Produtores Locais, onde compareceram os Vereadores Terezinha Aparecida e Nei Moura, no qual esteve presente o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Sr. Danilo. 

Durante o evento os Chacareiros solicitaram ao Secretário, para que fizesse a Drenagem de Terra Agrícola, pois as inundações frequentes, estão prejudicando a produção e a permanência das famílias em suas residencias, segundo os residentes o terreno é muito úmido, devido ao fato de estarem próximos de brejos e de rio.

A drenagem é um sistema utilizado para escoar as águas de determinados terrenos encharcados, este sistema de drenagem são feitos através de tubos, túneis, canais, valas e outros, em alguns casos são utilizados até mesmo equipamentos motorizados como apoio ao escoamento.

Na oportunidade foi feito uma visita técnica no local que esta previsto de realizar a drenagem,  e que segundo o secretário, por meio dos trâmites legais, irá acionar junto à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (SEDAM), quais as providências a serem cumpridas e assim executar o Projeto de Drenagem, no qual,contemplará 9 (nove) famílias.


Vereadores pedem informações sobre as Escrituras dos Lotes Urbanos de Corumbiara.

por Rosilene de Souza Rodrigues publicado 15/08/2017 16h21, última modificação 15/08/2017 16h21
Durante a reunião esteve presente o Deputado Federal Nilton Capixaba.

No dia 07 de agosto, os Vereadores Emerson Teixeira, Zé Viola e Daniel Camilo, estiveram no Centro Politico e Administrativo, na Superintendência de Regularização Fundiária Urbana, no qual esteve presente o Deputado Federal Nilton Capixaba que destinou uma emenda desde 2013, no valor de R$750.000,00, que contemplará as famílias de Corumbiara, na aquisição das Escrituras dos Lotes Urbanos.

Na ocasião a Coordenadora Hany, nos informou que já esta concluindo, juntamente com a Prefeitura Municipal de Corumbiara os trâmites legais para a finalização das Escrituras.

Asfalto de Corumbiara ao distrito de Vitória da União.

por Rosilene de Souza Rodrigues publicado 15/08/2017 16h00, última modificação 15/08/2017 16h00
Os Vereadores Zé Viola, Emerson Teixeira e Daniel Camilo, compareceram ao gabinete do Diretor do DER Ezequiel Neiva e em setembro iniciará o processo de Licitação para a Contratação da Empresa para realizar a Pavimentação Asfáltica que liga Corumbiara ao Distrito de Vitória da União.

No dia 09 de agosto de 2017, na Viagem a Capital Porto Velho, os Vereadores Zé Viola, Emerson Teixeira, Daniel Camilo e a Servidora Rosilene Rodrigues, estiveram no Gabinete do Diretor do DER Ezequiel Neiva, no qual obtiveram a informação que o Governo de Rondônia irá contratar a empresa que fará o asfaltamento da RO-370 (Rodovia do Boi), no trecho do município de Corumbiara ao distrito de Vitória da União,  com extensão de 10 km, que beneficiará toda a nossa região.

Devido grande parte do escoamento da produção do município passar por esse trecho e da grande importância da rodovia para a economia e o desenvolvimento do município, provavelmente as obras se iniciaram nesse ano.


Prorrogação do Concurso Público da Câmara Municipal de Corumbiara

por Rosilene de Souza Rodrigues publicado 04/08/2017 13h12, última modificação 04/08/2017 13h12
O Concurso será prorrogado por mais 02 (dois) anos.

O Presidente da Câmara Valdinei da Costa Espíndola, por meio de suas atribuições legais, foi publicada no dia 01 de Agosto de 2017, a Portaria Nº 109/2017, que dispõe sobre a Prorrogação do Concurso Público da Câmara Municipal de Corumbiara – RO.

O Concurso Público realizado entre junho /agosto de 2015, pelo edital nº 002/2015, pelo qual, supriria as vagas destinadas para candidatos com níveis fundamental, médio e superior, nos cargos de procurador jurídico (1 vaga); controlador interno (1 vaga); agente legislativo/ administrativo (3 vagas); motorista oficial (1 vaga); e agente de limpeza (2 vagas), no qual foi publicado no diário oficial do Estado de Rondônia em 13 de agosto de 2015.

De acordo com o edital em seu art. 25, diz;

25 - Da validade do concurso: dois anos a partir da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado uma vez por igual período a critério da Administração. Em havendo necessidade de preenchimento de vaga, o candidato classificado será convocado para a investidura no cargo através de Edital de convocação afixado na Sede da Câmara Municipal de Corumbiara- RO e divulgação pelo Diário Oficial dos Municípios do Estado de Rondônia (www.diariomunicipal.com.br/arom), devendo o mesmo se apresentar em até 30 (trinta) dias contados da publicação do edital de convocação, podendo solicitar prorrogação do prazo de 4 apresentação por igual período. O candidato convocado que não desejar a investidura poderá requerer adiamento da mesma, sendo reclassificado como o último colocado de sua categoria, ficando anotada na listagem a data do adiamento e sua nova ordem de classificação. O candidato que, convocado para a investidura, dela desistir expressamente ou não se apresentar dentro do prazo previsto no Edital de Convocação, terá a investidura sem efeito. O mesmo acontecerá àquele que não apresentar a documentação exigida para a investidura, no mesmo prazo.

Destaca-se que já foram lotados os cargos de 01(um) Procucador Jurídico, 01(um) Controlador Interno, 01(um) Motorista Oficial, 01(um) Agente Legislativo, 01 (um) Agente Administrativo e 01(um) Agente de Limpeza, e que no entanto resta-se 02 (duas) vagas a serem preenchidas, sendo 01(um) vaga destinado ao Agente Legislativo/Administrativo e 01(uma) ao Agente de Limpeza.

Portanto de acordo com o critério da administração e expresso no edital, esse concurso será prorrogado até 07 de agosto de 2019.

                                                                                                 

Associação Escola Família Agrícola Cone Sul (AEFACS) realizam Assembleia Geral Ordinária

por Rosilene de Souza Rodrigues publicado 03/08/2017 13h05, última modificação 05/08/2017 19h14
Essa Reunião foi sobre a Implantação da EFA Manoel Ribeiro no Município de Cerejeiras, onde irá atender todos os municípios do Cone Sul.

A AEFACS – Associação Escola Família Agrícola Cone Sul, fundada no ano de 2013 e constituída pelos setes municípios do Cone Sul de Rondônia, sendo eles: Chupinguaia, Vilhena, Colorado do Oeste, Cabixi, Cerejeiras, Corumbiara e Pimenteiras do Oeste.
Foi realizada uma Assembleia Geral Ordinária, no dia 01 de agosto de 2017, no qual se reuniram os membros da Diretoria, o conselho gestor e autoridades regionais para debater a implantação da Educação no Campo, como metodologia pedagógica o sistema de alternância, a proposta inicial é de requerer a cedência do Colégio Municipal UNI CAMPO, localizado na linha 6, zona rural, sentido pimenteiras em Cerejeiras-RO.
Durante a reunião foi discutido sobre o Projeto Pedagógico da Escola, o plano gestor, sobre os discentes a serem contemplados pelo sistema de ensino, o quadro funcional escolar, sobre o regime de alternância com duração de quatro anos. Esteve presente durante o evento a Vice-Prefeita Elizete(Cerejeiras), Vereadora Terezinha Aparecida Rosa Silva (Corumbiara), Vereador Fábio (Cabixi), Vereador Sapata(Cerejeiras), Diretor Execultivo da AEFARO – Associação das Escola Família Agrícola de Rondônia Rivelino (Ji-Paraná), o agricultor Jacir (Cerejeiras), e o Presidente do STTR de Cerejeiras Divino Borges.

Curso de Oratória

por ROSE — publicado 29/05/2017 00h30, última modificação 06/06/2017 12h32
Durante os dias 22, 23, 24, 25 e 26 de Maio de 2017. A Escola do Legislativo em parceria com a Câmara Municipal Palácio Manoel Ribeiro, proveram um Grandioso Curso que teve a participação de vários setores do Município.
Curso de Oratória

Participantes do Curso de Oratória

Aos dias 22, 23, 24, 25 e 26 de maio de 2017, ocorreu em Corumbiara um grandioso evento, durante o período vespertino no Plenário da Câmara Municipal Palácio Manoel Ribeiro, no horário de 14:00 às 18:00. Foram mais de setenta inscritos para a realização do Curso em Oratória, entre o público alvo, tivemos a presença de alguns colaboradores do setor público e privado, autoridades do município, representantes de igrejas e comunidades, entre outros.

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia, por meio da Escola do Legislativo, disponibilizou para o Município o Instrutor: Adm. Público. Renné André Valente Lobo, no qual ministrou todas as palestras durante o evento.

A oratória sempre foi e, muito provavelmente, sempre será uma ferramenta que pode promover ascensão social em várias dimensões, sejam elas pessoais, profissionais, políticas e outras. Ela, por sua vez, pode nos conduzir a aprofundar o conhecimento de si mesmo, tornando-nos pessoas melhores, mais humanas e abertas a novos diálogos, ideias e horizontes.

Com seu vasto conhecimento, o instrutor, mais conhecido como Renné Lobo, abordou alguns atributos para dominar a oratória, tais como; a credibilidade, a voz, o vocabulário, a expressão corporal e a aparência.

Após o conteúdo abordado pelo instrutor, com os esclarecimentos elencados ao longo dos dias, no dia 26-05-2017 (sexta-feira), os alunos matriculados, tiveram que fazer uma apresentação com “Temas Livres” escolhidos de acordo com a afinidade de cada indivíduo, com o objetivo, de concretizar a aprendizagem construída durante a semana. Os oradores, abordaram temas, entre eles: prevenção de doenças, psicologia, relações interpessoais, positividade, saúde, família, musicoterapia, a bacia leiteira do município de Corumbiara, a desigualdade no trabalho perante as mulheres.

Além de técnicas para serem usadas em diversas situações. A união de todas as informações abordadas durante o curso, juntamente com o esforço e dedicação, ajudarão os alunos a se tornarem grandes oradores.

Durante o encerramento do Curso em Oratória, tivemos a presença do Vice-Prefeito Genadir Ribeiro, os Vereadores (as) Ildelita Raulino, João Matias Valadão, José Carlos de Lima, Sidnei dos Santos Moura, Terezinha Aparecida, e o Chefe do Legislativo Valdemir Marcolino, representando o Ver. Presidente Valdinei da Costa Espíndola, e a Coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Gislaine Silva Freire.

 

 

Ações do documento